sábado, 22 de janeiro de 2011

Regata João das Botas 2011

Semana que vem a Capitania dos Portos de Salvador-BA promoverá mais uma vez a Regata João das Botas.

Este evento é realizado desde a década de 1970 e sempre ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro, quando dezenas de embarcações, desde catamarãs, fragatas, veleiros e até saveiros partem do Porto da Barra, passando perto da ilha de Itaparica, dão a volta em Liverpool (me disseram que é uma bóia) e seguem pela Cidade Baixa até retornarem para a Barra.

A presença dos saveiros é algo realmente marcante. Lembro bem dessa regata no ano passado. Comemorávamos o aniversário de minha irmã, degustando uma deliciosa mariscada na Pedra Furada e, pela janela, avistávamos aquelas embarcações com suas velas encardidas. Parecia que eu entrara num filme antigo.

Os saveiros, embarcações tradicionais da Baía de Todos os Santos, eram bastante utilizados para escoar a produção agrícola e transportar pessoas do recôncavo para a capital baiana ou outras localidades. Atualmente, segundo o Jornal A Tarde, apenas 20 saveiros navegam na nossa baía.

A Regata João das Botas integra o movimento de valorização e preservação desse tipo de embarcação e é uma ótima oportunidade encontrar feras da vela. Sejam eles velejadores, mariseiros ou curiosos (como eu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário