quarta-feira, 30 de março de 2011

A volta dos que quase não chegaram

Quero deixar claro que esta é a minha versão, pois com certeza a do comandante é bem diferente.

No domingo de carnaval fomos para Maragojipe, uma cidade localizada no recôncavo baiano, que preserva um dos carnavais mais tradicionais do Estado da Bahia: o carnaval de máscaras.

Depois de passarmos uma tarde deliciosa em Maragojipe, comido o feijão de D. Helena, tirado uma soneca em algum canto da casa e (de quebra) devorado o bolo de aniversário do filho de Zequinha (meu ídolo), resolvemos zarpar às 21 horas.

A paisagem do Paraguaçu durante o dia é linda, mas o céu nas noites sem luar, revelando tantas constelações e estrelas cadentes, foi algo mágico.

Enquanto o comandante, apontando as constelações com seu refletor super potente, dava aulas de astronomia, o motor pô pô pô pô.... Parou! Mexe de lá, mexe de cá e nada! O motor até ligava, mas sempre que acelerava ele pô pô pô... Acho que a gasolina tava suja.

Com o barco super lotado (éramos 12), o comandante começou logo a se estressar, Vinícius teve um ataque de risos, teve gente que começou a cantar para as estrelas e eu comecei a traçar a estratégia de resgate: a ponte de Maragogipe não estava longe, qualquer coisa bastava pegar o bote e levar o excesso para dormir na cidade e o restante se ajeitaria no barco mesmo. Mas os bons ventos sopraram e abrimos a vela. O motor também voltou a funcionar e seguimos viagem com um olho na genoa e outro o profundímetro.

De repente um paredão cresceu na tela e encalhamos (claro, tava demorando para isso acontecer).

Enquanto Vinícius ria que nem uma hiena, o capitão foi para a frente do barco analisar a situação e Zequinha (nosso herói) pulou na água para desencalhar o barco. Aí os outros pularam também e ficaram no veleiro apenas mulheres, idosos e sonolentos.

Desencalhamos e lá fomos nós rumo a Salinas da Margarida. Mas quando já estávamos perto acabou o combustível e o motor parou novamente.

Ainda bem que estávamos em um veleiro. Os bons ventos sopraram novamente e, depois de 5 horas no mar, conseguimos aportar em Salinas da Margarida em segurança.

2 comentários:

  1. uhu! sucesso da bahia....quando serah a proxima?.......
    beijao, sumida
    andre

    ResponderExcluir
  2. Com fé em Deus na Semana Santa teremos novidades!!

    ResponderExcluir